segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Política Nacional de Participação Social - Entenda o que está em jogo

Assinado pela presidente Dilma Rousseff, o decreto 8.284 institui o que o governo chama de uma nova política de participação social, assim como um maior diálogo entre sociedade civil e governo. O texto dita claramente rumos bolivarianos para o País. A base seria mesa de diálogo entre governo e movimentos sociais, a fim de alinhar certas políticas públicas às demandas desses. Entenda do que se trata o decreto:

O que é o decreto?
O decreto, de 23 de maio d 2014, institui a chamada Política Nacional de Participação Social (PNPS), cuja principal meta é deixar nas mãos de grupos políticos a formulação, a execução, o monitoramento e a avaliação de programas e políticas públicas, assim como o aprimoramento da gestão pública.
O decreto tem como principais objetivos estimular a participação social de forma sistemática e aprimorar a relação do governo federal com grupos políticos que dizem representar a sociedade civil como o MST, LGBT, CUT. Ora, é fato notório em toda sociedade que por vias indiretas, esses conselhos populares são mantidos e estão a serviço de Partidos Políticos.
Na prática, o que muda com o novo decreto?
Com o decreto a Presidência da República está, ao que parece, se mostrando mais aberta ao diálogo e às demandas de movimentos sociais e da sociedade civil, quando na verdade esse decreto quer dar poder a esses grupos que, muitas vezes agem em causa própria utilizando de violência, para invadir propriedades privadas, promover quebra quebra sempre seguindo o comando político dos partidos de esquerda. Vale lembrar que no dia 2/12/14 o Presidente do Congresso Nacional, Senador Renan Calheiros, barrou a entrada de cidadãos nas galerias com apoio de inúmeros parlamentares governistas que hoje se dizem a favor deste decreto. 26 populares que se manifestaram contra o PLN36 foram retirados a força da galeria com apoio de parlamentarem que não têm o menor senso de democracia.
Resta esperar, entretanto, para entender o que quer esse governo. Se tal ampliação do canal de diálogo entre a sociedade e o governo é somente para aqueles grupos que estão querendo que nosso pais siga em direção ao bolivarismo e as normas estabelecidas no Foro de São Paulo ou se o canal será realmente aberto ao povo. Ao que nos consta, Dilma declarou logo após sua vitória que estaria aberta ao diálogo, porém na pratica esse diálogo a que se referiu será somente com aqueles que concordam com o que ela.

Nos do Cariocas Direitos acreditamos que isso é uma "ameaça à democracia". Quer ser representado?! VOTE CONSCIENTE NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES E ACOMPANHE A ATUAÇÃO DO SEU CANDIDATO. Simples assim...
Cariocas Direitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário